Título: A Escolinha do Mar
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
Descrição do
livro:
No fundo do
mar existe uma escola, onde polvos, lulas e siri-patolas, todos os peixinhos e
estrelas-do-mar se juntam alegres para estudar. Lá dona Ostra e o professor
Camarão ensinam felizes sua lição.No fundo do mar existe uma escola, onde
polvos, lulas e siri-patolas, todos os peixinhos e estrelas-do-mar se juntam
alegres para estudar. Lá dona Ostra e o professor Camarão ensinam felizes sua
lição.
Suporte
pedagógico: História
disponível em slide.
http://pt.slideshare.net/emeicantinhodoceu/a-escolinha-do-mar-ruth-rocha
Objetivos:
- Estudar a
obra “A escolinha do mar”;
- Criar uma
obra inspirados no livro;
-
Possibilitar o conhecimento das diversas espécies do mar;
- Conhecer o
ambiente marinho;
- Cuidados,
hábitos e preservação.
ATIVIDADE 1
- Roda de
conversa: explorando os conhecimentos prévios dos alunos, e suas
curiosidades.
- Mostrando
a capa do livro, explorar das crianças que ideias elas imaginam do que o
livro fala;
- Contação
de historia: “ A escolinha do MAR” Ruth Rocha
- Conversa
de compreensão do texto, perguntar a eles o que eles entenderam da
história, que animais tinham...
- Atividade
Coletiva: Retomar juntos com os alunos a sequencia lógica da história “ A
escolinha do mar” de Ruth Rocha. Em seguida, iniciar a confecção de um
cartaz registrando o que eles entenderam da historia e assimilaram os
momentos da historia e sua sequencia, onde cada criança terá sua
participação através do desenho e da escrita.
- Roda de
conversa: Retomar o que estudamos na aula anterior
- Conversar
sobre algumas curiosidades alguns animais marinhos que tem
na historia “ A escolinha do mar”.
ATIVIDADE 2
- CURIOSIDADE SOBRE OS ANIMAIS
Para
realizar a conversa é interessante que o docente traga curiosidades sobre o
fundo do mar, os animais citados no livro. É interessante que durante cada
explicação o docente traga imagens do animal ou mostre o animal no livro para
que eles compreendam melhor.
- O camarão é conhecido como o
"lixeiro do mar". Ele tem essa fama porque se alimenta de animais
mortos e outros detritos orgânicos
- As lagostas têm o corpo
alongado; também têm pinças diferentes, sendo que a maior é usada para
acerar alimentos, como os mariscos.
- As estrelas-do-mar são
animais marinhos e carnívoros, que se caracterizam pelo esqueleto calcário
sobre a pele. Apesar da sua aparência inofensiva, são conhecidas como
sendo animais vorazes e predadores.
- As ostras
são moluscos que se desenvolvem em águas marinhas dentro de conchas de
formatos irregulares e desiguais entre si.
- As baleias são os maiores
animais já existentes (podem chegar a 3 vezes o tamanho de um dinossauro).
Logo após,
os alunos deverão registrar por meio do desenho e da escritao animal marinho
que mais o interessou.
ATIVIDADE 3 - CRIAR UM
AQUÁRIO:
Materiais:
Tintas
coloridas, cartolina ou folha de ofício e feijões para fazer os olhos dos
animais.
- Inicialmente o professor deverá desenhar
e cortar a cartolina ou papel no formato de um pequeno aquário.
- Pintar uma das mãos dos
alunos com tinta para marcar a cartolina. Abaixo, segue dois modelos
de animais (peixe e polvo) para elaborar junto com os alunos
- Se quiser, pode ser adicionado algas com papel crepom, pedrinhas com feijões, ou utizando tinta mesmo! O que vale é a criatividade!
EXCELENTE PLANO DE AULA!
ResponderExcluir