Título: A Galinha Ruiva
Autor: Editora Ftd
Ilustração: Fabio Eiji Sirasuma, Luiz
Podavin, Ricardo J. Paonessa
Ano: 2006
Coleção: Livro Mágico
Gênero
literário: Conto.
Intencionalidade
Educativa:
•
Conhecer a história da Galinha Ruiva;
•
Desenvolver a linguagem oral;
•
Decodificar e interpretar textos e imagens;
•
Estimular a imaginação, a criatividade e a fantasia;
•
Expressar opiniões e ideias com espontaneidade;
•
Compreender a importância da higiene durante a manipulação de alimentos;
•
Compreender a importância da cooperação e do trabalho em equipe.
Suporte pedagógico: Curto desenho da Galinha da Disney
História contada
da Galinha Ruiva
Momento Inicial:
Ø Roda de Conversa: Leitura Prévia do livro: Indagar as
crianças com perguntas, como: Qual o título do livro? Por que o nome do livro é
A galinha Ruiva? O que a galinha está levando dentro da cesta? O que ela irá
fazer com a enxada? Qual assunto o livro irá tratar?
Ø Leitura compartilhada da história;
Ø Questionamentos pós-leitura: Quem são os personagens
da história? Onde a galinha ruiva morava? Quem eram os filhos da galinha? Por
que os pintinhos não podiam ajudar? O que a galinha colheu no quintal? O que a
galinha fez com as espigas de milho? Como a galinha fez para fazer o bolo?
Quais as formas que podemos encontrar o milho? Espiga, grãos, fubá... Com quais
ingredientes a galinha preparou o bolo? O que aprendemos sobre ajuda e
cooperação na história?
Ø Sondagem para investigar o que os alunos sabem
sobre o milho, se gostam ou não desse alimento, e do bolo de milho. Em seguida,
tempo livre para os alunos indagarem sobre dúvidas e curiosidades a respeito da
história.
Ø Explicitação a respeito do milho e suas várias formas
de ser encontrado.
ATIVIDADE 1
Em
círculo com as crianças, recontar a história por meio de teatrinho com os
fantoches. Em seguida, oportunizar as crianças um momento de reconto pelas
próprias crianças com o manuseio dos fantoches. Após, registro em folha,
através de desenhos, sobre o que entenderam do conto.
ATIVIDADE 2
Plantar
milho junto com os alunos. Nesse momento, lembrar sobre a lição que aprendemos
na história: sem trabalho e cooperação não se ganha nenhuma porção!
Modo
de plantar
• Pedir
para cada aluno trazer de casa uma garrafa pet;
• Na
escola, colocar a primeira camada de areia na garrafa pet;
•
Plantar o milho;
•
Colocar a segunda camada de areia;
• Regar
a plantação todos os dias.
Esperar
o milho crescer...
• Após
o crescimento do milho, fazer a retomada do processo de plantação do milho
feito em sala e comparar com a plantação da galinha. Feito isso, cada criança
levará para casa uma espiga. Estimular as crianças a contarem para sua família
como ocorre a plantação do milho.
ATIVIDADE 3
Fazer os personagens da história em dobraduras. O intuito da atividade é cada aluno aprender a fazer as dobraduras dos personagens do conto, para em casa encenar para sua família e recontar a história.
ATIVIDADE 4
Reunir a turma em
círculo e convidar os alunos a fazerem um bolo de fubá, igual o que a galinha
ruiva fez. Mostrar para os alunos todos os ingredientes do bolo e compartilhar
com eles o modo de fazer, de forma que todos aprendam e possam contar para seus
familiares a receita. Antes de fazer, conversar com as crianças a respeito da
importância da higiene das mãos nesse momento de preparo de alimentos e ao
comer. Reforçar também com informações sobre a importância de usar touca,
limpar a mesa e lavar as mãos antes de manusear os ingredientes.
BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
• 3 ovos;
• 1 xícara de chá de
açúcar;
• 1 xícara e meia de chá
de leite;
• 1 colher de sobremesa
de fermento em pó;
• 1 pitada de sal;
• 1 colher de sopa de
margarina;
• Queijo ralado a gosto.
Modo de
fazer:
Colocar todos os
ingredientes numa vasilha grande e misture-os bem. Despeje a massa em um
tabuleiro untado. Asse em forno quente por, aproximadamente, 35 minutos.
Para finalizar...
Ao final do
horário de aula, oferecer aos alunos e aos familiares o bolo de fubá feito
pelas crianças, e explicitar de onde surgiu a ideia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário