Título: Marcelo, marmelo, martelo.
Autora: Ruth Rocha
Ilustrações: Mariana Massarani
Editora: Salamandra
Descrição do livro:
Marcelo é uma criança que vive aparentemente aquela fase que todo adulto
acha chata: a idade dos porquês. O diferencial é que Marcelo faz uma revolução
em sua casa. Decide viver e dar nome as coisas seguindo o seu próprio critério
lógico.
Suporte pedagógico:
História contada:
Objetivos:
- Identificar informações dos documentos
pessoais e reconhecer a sua importância;
- Reconhecer dados pessoais como marca da
singularidade e de referencia no grupo social;
- Elaborar a construção da identidade pessoal;
- Reconhecer a importância do nome próprio.
Momento
inicial:
Na
roda de conversa, apresentar o livro a turma, estimulando perguntas sobre a
capa, o que será que o livro fala. Em seguida, Leitura do livro na roda
de conversa “Marcelo, marmelo, martelo”.
Questionamentos
pós-leitura: Porque tudo tem nome? Somos todos iguais? Há diferença entre nós?
ATIVIDADE
1 - CONHECENDO AS PALAVRAS
Registrar
no quadro palavras que eles não conhecem, não sabem o significado, com o que
eles acham que seja. Com a ajuda do dicionário, a professora irá dizer o
significado.
Ex.:
Marmelo = uma ferramenta de mecânico
significado real: uma fruta
ATIVIDADE
2
Quem
sou eu? Vimos que somos diferentes um do outro, e como somos? Qual
característica temos? A partir dessas indagações juntos com os alunos, podemos
lembrar do respeito ao colega.
A
atividade pode ser realizada em uma folha de oficio, a qual o aluno irá
desenhar ele e suas características.
ATIVIDADE
3
Explicitar
a importância dos documentos pessoais para o cidadão. Após a explicação, os
alunos junto com as professoras criarão suas próprias identidades pessoais.
Irão preencher a sua identidade, e depois carimbar o dedo na carteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário