Marcelo, marmelo, martelo


Título: Marcelo, marmelo, martelo.
Autora: Ruth Rocha
Ilustrações: Mariana Massarani
Editora: Salamandra

Descrição do livro:
Marcelo é uma criança que vive aparentemente aquela fase que todo adulto acha chata: a idade dos porquês. O diferencial é que Marcelo faz uma revolução em sua casa. Decide viver e dar nome as coisas seguindo o seu próprio critério lógico. 

Suporte pedagógico: 

História contada:




Objetivos:
  • Identificar informações dos documentos pessoais e reconhecer a sua importância;
  • Reconhecer dados pessoais como marca da singularidade e de referencia no grupo social;
  • Elaborar a construção da identidade pessoal;
  • Reconhecer a importância do nome próprio.


Momento inicial: 
Na roda de conversa, apresentar o livro a turma, estimulando perguntas sobre a capa, o que será que o livro fala. Em seguida,  Leitura do livro na roda de conversa “Marcelo, marmelo, martelo”.
Questionamentos pós-leitura: Porque tudo tem nome? Somos todos iguais? Há diferença entre nós?  


ATIVIDADE 1 - CONHECENDO AS PALAVRAS
Registrar no quadro palavras que eles não conhecem, não sabem o significado, com o que eles acham que seja. Com a ajuda do dicionário, a professora irá dizer o significado.
Ex.: Marmelo = uma ferramenta de mecânico
                         significado real: uma fruta

ATIVIDADE 2
Quem sou eu? Vimos que somos diferentes um do outro, e como somos? Qual característica temos? A partir dessas indagações juntos com os alunos, podemos lembrar do respeito ao colega.
A atividade pode ser realizada em uma folha de oficio, a qual o aluno irá desenhar ele e suas características.

 ATIVIDADE 3
Explicitar a importância dos documentos pessoais para o cidadão. Após a explicação, os alunos junto com as professoras criarão suas próprias identidades pessoais. Irão preencher a sua identidade, e depois carimbar o dedo na carteira.


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