Vira-Lata


Autor: Stephen Michael King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Adoção, tolerância, amor, solidariedade.
Tema Transversal: Ética. 
Faixa etária: A partir de 2 anos.

LEITURA DO LIVRO

Vira-Lata conta a história de um cão sem dono que vivia só e em busca de um abrigo, até que encontra alguém que lhe dá um lar. O livro traz à tona temas como abandono, exclusão social e acolhimento ao diferente.
A leitura pode ser introduzida com uma conversa sobre os animais de estimação que as crianças tem em casa, que nome  tem esses animais e como são, que outros animais eles gostariam de ter, ouça atentamente as respostas dos alunos e questione se eles consideram que esses animais também fazem parte da família.
Apresente o livro para as crianças e leia. Há muitos aspectos no livro que podem ser explorados e problematizados:

  • Como é a vida do personagem Vira-Lata na cidade? Como ele come e onde ele dorme? Como será que ele se sente tentando sobreviver nessa situação?
  • Depois que o cão encontra uma família ele continua com o mesmo nome e as mesmas características: corajoso, rápido e esperto. Mas através das ilustrações as crianças podem notar algumas diferenças do "antes" e "depois" do Vira-Lata. Indague as crianças sobre essas diferenças que eles podem perceber, depois que o cão encontrou um lar e porque será que ele continuou com o mesmo nome Vira-Lata.
  • Converse com as crianças sobre como elas cuidam dos seus animais de estimação e e também como cuidam de seus amigos e familiares. Se desejar, pode pedir para que as crianças expressem que cuidados gostam de receber e que atitudes não gostam de outras pessoas, ressaltando a importância de se relacionar bem, cuidar e ser cuidado no espaço social em que vivemos. 


ATIVIDADE 1 - VISITA DE UM (OU MAIS) CACHORRINHO(S) À ESCOLA


Cada aluno, com ajuda de um adulto ou responsável, deve levar o seu cachorro de estimação para escola, no dia marcado, para apresentar a seus colegas de classe. Se a escola não puder receber os animais, o professor pode levar apenas um animal para que as crianças possam conhecer e explorar, de preferência um filhote e se o cão for adulto, deve estar com uma focinheira para evitar mordidas e acidentes.
Reunir os alunos no pátio e prepará-los para receber os cachorrinhos. Falar dos carinhos e cuidados com os animais: não apertar; não chutar; não deixar cair; não puxar o rabo; ter cuidado em se aproximar de um cachorro desconhecido, na rua por exemplo, pois pode ser perigoso, etc.
Apresentar os cachorrinhos: De que raça eles são? Qual o nome deles? O que comem? Onde dormem? Quantas patas eles tem? Qual a cor deles? O que seus cães gostam de fazer? O que as crianças gostam de fazer junto com seus animais? Quais os cuidados as crianças têm com esses animais? Etc.

Objetivos: 
- Aprender mais sobre o cachorro e conscientizar as crianças quanto a responsabilidade que terão ao cuidar do seu animalzinho, desenvolvendo a autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração e respeito.

ATIVIDADE 2 - JOGO: CÃOZINHO, CÃOZINHO, ONDE ESTÁ O SEU OSSO?


"Faça as crianças sentarem no chão. Escolha uma criança para ser o cão. Cubra seus olhos com uma venda enquanto você entrega um pequeno osso para outra criança que vai sentar-se sobre o osso e escondê-lo. Peça a todas as crianças para colocarem as mãos para trás, como se estivessem escondendo o osso de cão. Retire a venda da criança que assumiu o papel de cão e faça com as crianças digam as seguintes frases: “Cãozinho, cãozinho, onde está o seu osso? Alguém o roubou da sua morada. Adivinhe quem! Acorde cachorrinho e encontre o seu osso!” O cão tem três palpites para descobrir qual criança realmente tem seu osso. Ensine as crianças a manter isso em segredo e deixar o cão adivinhar sozinho. A criança sentada no osso é a próxima “cãozinho” e o jogo recomeça." (Atividade baseada e adaptada do site <http://www.ehow.com.br/atividades-sobre-livro-infantil-um-cao-precisa-osso-info_186710/>. Acesso em 05 de dezembro de 2015.)

Objetivos:
- Ensinar as crianças a se revezarem, estarem atentas e manterem um segredo.
- Reforçar a interação entre as crianças e a participação mútua.

REFERÊNCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário