Autor: Stephen Michael
King
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutor: Gilda de Aquino
Ilustrador: Stephen Michael King
Tradutor: Gilda de Aquino
Temas: Adoção, tolerância, amor,
solidariedade.
Tema Transversal: Ética.
Faixa etária: A partir de 2 anos.
LEITURA DO LIVRO
Vira-Lata
conta a história de um cão sem dono que vivia só e em busca de um abrigo, até
que encontra alguém que lhe dá um lar. O livro traz à tona temas como abandono,
exclusão social e acolhimento ao diferente.
A
leitura pode ser introduzida com uma conversa sobre os animais de estimação que
as crianças tem em casa, que nome tem esses animais e como são, que
outros animais eles gostariam de ter, ouça atentamente as respostas dos alunos
e questione se eles consideram que esses animais também fazem parte da família.
Apresente
o livro para as crianças e leia. Há muitos aspectos no livro que podem ser
explorados e problematizados:
- Como é a vida do
personagem Vira-Lata na cidade? Como ele come e onde ele dorme? Como será
que ele se sente tentando sobreviver nessa situação?
- Depois que o cão
encontra uma família ele continua com o mesmo nome e as mesmas
características: corajoso, rápido e esperto. Mas através das ilustrações
as crianças podem notar algumas diferenças do "antes" e
"depois" do Vira-Lata. Indague as crianças sobre essas
diferenças que eles podem perceber, depois que o cão encontrou um lar e
porque será que ele continuou com o mesmo nome Vira-Lata.
- Converse com as
crianças sobre como elas cuidam dos seus animais de estimação e e também
como cuidam de seus amigos e familiares. Se desejar, pode pedir para que
as crianças expressem que cuidados gostam de receber e que atitudes não
gostam de outras pessoas, ressaltando a importância de se relacionar
bem, cuidar e ser cuidado no espaço social em que vivemos.
ATIVIDADE 1 - VISITA DE UM (OU MAIS)
CACHORRINHO(S) À ESCOLA
Cada
aluno, com ajuda de um adulto ou responsável, deve levar o seu cachorro de
estimação para escola, no dia marcado, para apresentar a seus colegas de
classe. Se a escola não puder receber os animais, o professor pode levar apenas
um animal para que as crianças possam conhecer e explorar, de preferência um
filhote e se o cão for adulto, deve estar com uma focinheira para evitar
mordidas e acidentes.
Reunir
os alunos no pátio e prepará-los para receber os cachorrinhos. Falar dos
carinhos e cuidados com os animais: não apertar; não chutar; não deixar cair;
não puxar o rabo; ter cuidado em se aproximar de um cachorro desconhecido, na
rua por exemplo, pois pode ser perigoso, etc.
Apresentar
os cachorrinhos: De que raça eles são? Qual o nome deles? O que comem? Onde
dormem? Quantas patas eles tem? Qual a cor deles? O que seus cães gostam de
fazer? O que as crianças gostam de fazer junto com seus animais? Quais os
cuidados as crianças têm com esses animais? Etc.
Objetivos:
-
Aprender mais sobre o cachorro e conscientizar as crianças quanto a
responsabilidade que terão ao cuidar do seu animalzinho, desenvolvendo a
autonomia, afetividade e os mais diversos sentimentos como alegria, frustração
e respeito.
ATIVIDADE 2 - JOGO: CÃOZINHO, CÃOZINHO,
ONDE ESTÁ O SEU OSSO?
"Faça
as crianças sentarem no chão. Escolha uma criança para ser o cão. Cubra seus
olhos com uma venda enquanto você entrega um pequeno osso para outra criança
que vai sentar-se sobre o osso e escondê-lo. Peça a todas as crianças para
colocarem as mãos para trás, como se estivessem escondendo o osso de cão.
Retire a venda da criança que assumiu o papel de cão e faça com as crianças
digam as seguintes frases: “Cãozinho, cãozinho, onde está o seu osso? Alguém o
roubou da sua morada. Adivinhe quem! Acorde cachorrinho e encontre o seu osso!”
O cão tem três palpites para descobrir qual criança realmente tem seu osso.
Ensine as crianças a manter isso em segredo e deixar o cão adivinhar sozinho. A
criança sentada no osso é a próxima “cãozinho” e o jogo recomeça."
(Atividade baseada e adaptada do site <http://www.ehow.com.br/atividades-sobre-livro-infantil-um-cao-precisa-osso-info_186710/>.
Acesso em 05 de dezembro de 2015.)
Objetivos:
-
Ensinar as crianças a se revezarem, estarem atentas e manterem um segredo.
REFERÊNCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário